Vegetação de Taquaruçu

Taquaruçu se localiza em meio ao Cerrado Tocantinense, característico de um clima quente durante o dia, porém frio durante a noite. O clima frio de Taquaruçu deve-se ao fato desse distrito estar localizado em meio a cerras e morros, característicos de Mata Atlântica, com árvores altas, características da Floresta Amazônica.


Cerrado é o nome dado às savanas brasileiras caracterizadas por árvores baixas, arbustos espaçados, gramíneas, e pode ser classificado como cerradão, cerrado típico, campo cerrado, campo sujo de cerrado ou campo limpo, sendo que o cerradão é o único que apresenta formação florestal.


Presente nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Bahia, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Goiás o cerrado cobre cerca de 197 milhões de hectares do território brasileiro sendo o segundo bioma mais produtivo do país. Formações de cerrado podem ser encontradas em outras regiões do país como áreas de transição pra outros ecossistemas. Essas áreas de transição de cerrado são chamadas deecótonos ou periféricas e estão nas divisas com a Caatinga, Amazônia e Mata Atlântica.


A principal marca do bioma cerrado são seus arbustos de galhos retorcidos e o clima bem definido, com uma estação chuvosa e outra seca. Entretanto, na região do cerrado encontram-se três das maiores bacias hidrográficas do país, sendo este bioma o berço de rios caudalosos como o São Francisco. Acredita-se, pois, que as peculiaridades da flora (troncos tortuosos e com casca espessa...) se devam à falta de alguns micronutrientes específicos 

Principais árvores nativas:
 
PequizeiroPé de Pequi (Árvore típica do cerrado brasileiro e, com certeza, uma das com maior valor econômico na região, ou seja, com um alto grau de aproveitamento, não só pelos seus frutos, mas pela árvore, como um todo.)

Buritizeiro - Pé de Buriti  (É uma espécie tropical por excelência. Nativa do Norte e Nordeste do Brasil. Com seu caule se prepara a ipurana, uma farinha muito apreciada pelos índios. Dura, a madeira do buritizeiro é utilizada no artesanato, na produção de brinquedos e na construção de instalações rurais, apesar de ser pouco resistente a chuvas.)

Bacabeira - Pé de Bacaba (Espécie de fruto muito comum no Tocantins, pareceido com o fruto do Açaizeiro.)

Cujueiro - Pé de Caju

Muricizeiro - Pé de Murici (De origem brasileira, o murici pertence ao gênero Byrsonima e à família Malpighiaceae, mesma família da acerola. Estima-se que o gênero Byrsonima tenha mais de 200 espécies, sendo que 100 delas estão distribuídas pelo país, nos estados de Alagoas, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, São Paulo, Tocantins e Distrito Federal, com a maioria podendo ser encontrada na região amazônica.) 




 




Visão do alto de Taquaruçu. Pedra de Pedro Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário